Objetivo

O curso de Mestrado em Ciências: Materiais (Área de Concentração: Física dos Materiais) do DEFIS/ICEB/UFOP tem como missão principal formar pós-graduandos com competência científico-profissional na área de Materiais que venham contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da iniciativa privada e de Instituições de Ensino e Pesquisa da região e do país, por meio da geração de conhecimento das propriedades dos materiais visando possíveis aplicações técnicas.

Com relação ao perfil do profissional que se pretende formar, espera-se que o egresso desse curso seja capaz de desempenhar com proficiência funções de ensino e de pesquisa nas indústrias e instituições de nível superior do Brasil, bem como contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico multidisciplinar na área de Materiais e que sejam capazes de compreender a aplicação dos conceitos, leis, métodos e modelos da Física para fabricação e caracterização das propriedades e do desempenho de técnicas de análise e de sistemas materiais. Nesse contexto, o profissional a ser formado deverá apresentar as seguintes competências:

[1] formação sólida em Física de Materiais, principalmente na linha de pesquisa escolhida;
[2] capacidade de comunicação oral e escrita, de senso crítico, de trabalho em equipe e de desenvolvimento de atividades multidisciplinares de ensino e pesquisa; e
[3] domínio do uso de metodologia científica adequada para realização de trabalho científico, de resolução de problemas, de tomada de decisões e de desenvolvimento de produções acadêmicas resultantes de atividades de pesquisa;

Ao final do curso, o profissional deverá estar apto a:

[1] desenvolver atividades de pesquisa multidisciplinar na área de Materiais, em nível de excelência nacional e internacional, que possibilitem possíveis aplicações técnicas;
[2] atuar no mercado profissional em Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas da região e do país; e
[3] estudar e desenvolver novos materiais, processos ou métodos de análise que contribuam para as atividades de pesquisa básica, aplicada e de fronteira do conhecimento em Ciência de Materiais na região e no país.