FMT112 - Métodos de Física Computacional

MÉTODOS DE FÍSICA COMPUTACIONAL

Carga Horária: 60 horas (teóricos) / Créditos: 04

Ementa: Motivação e aplicações; Estocástico versus Determinístico; Sistemas-Modelo e potenciais de interação; Técnicas para o estudo de sistemas pequenos; Ensembles, médias termodinâmicas e flutuações; Quantidades estruturais; Funções de correlação temporal e coeficientes de transporte; Correções de longo alcance; A técnica de Monte Carlo; A técnica de Dinâmica Molecular; Cálculo de energia livre e equilíbrio de fases.

Bibliografia

[1] Steven E. Koonin e Dawn C. Meredith, Computational Physics,Perseus Books, 1990

[2] Claudio Scherer, Métodos Computacionais da Física, Editora Livraria da Física, 2005

[3] Tânia Tomé e Mario José de Oliveira, Dinâmica Estocástica e Irreversibilidade, Edusp, 2001

[4] D. Frenkel and B. Smit, Understanding Molecular Simulation: From Algorithms to Applications, Academic Press, 1996.

[5] M. P. Allen and D. J. Tildesley, Computer Simulation of Liquids, Oxford University Press, 1989.

[6] J. M. Haile, Molecular Dynamics Simulation: Elementary Methods, John Wiley & Sons, 1997.